terça-feira, 14 de julho de 2015

PROJETO DE EDUCAÇÃO AJUDA NA RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS EM ROSÁRIO





Com incentivo ao trabalho a ao estudo, os apenados da Unidade Prisional de Rosário vêm conseguindo substituir o tempo ocioso por atividades produtivas e edificantes. Já são 47 por cento dos detentos se dedicando aos estudos ou a atividades práticas e artesanais. Tudo isso graças a nova política dos seus administradores que contam com o apoio decisivo de entidades como a Prefeitura de Rosário, que oferece uma estrutura de qualidade para que os detentos possam estudar.

O processo de ressocialização é uma das etapas mais importantes para a reintegração dos encarcerados à sociedade. Para isso é necessário investir em atividades produtivas que ofereçam, além de uma ocupação, uma maneira de melhorar a formação dos detentos. Na Unidade Prisional de Rosário, os apenados têm a oportunidade de participar de uma oficina de artesanato, de uma horta comunitária e também tem a chance de participar de cursos de educação básica promovidos pela Prefeitura de Rosário através da Secretaria Municipal de Educação.

Esse projeto importante de educação para ressocialização de apenados, já vem sendo executado desde o primeiro ano da atual administração municipal. E já formou cerca de 15 detentos, que receberam seus diplomas no final do ano de 2014.

O projeto de educação vai muito além de simplesmente oferecer espaço e tempo para que os detentos pratiquem uma atividade ocupacional, como acontece com a oficina de artesanato e a horta comunitária. A oficina de artesanato é uma iniciativa de um dos internos, e a horta conta basicamente com o apoio da comunidade. Já o projeto de educacional é bem mais que isso. A prefeitura investe realmente numa educação de qualidade e oferece uma estrutura que envolve professores treinados especialmente para esse tipo de pedagogia, carteiras escolares, e material didático.

Atualmente cerca de 17 detentos estão matriculados no EJA (Ensino de Jovens e Adultos). As aulas acontecem diariamente, de segunda a sexta, no horário da tarde. São oferecidas as disciplinas de Português, Matemática, Geografia e História, lecionadas por professores da Secretaria Municipal de Educação de Rosário.

O que está acontecendo atualmente na Unidade Prisional de Rosário mostra que o investimento no crescimento do ser humano enquanto pessoa é fundamental para resgatar as pessoas que hoje estão envolvidas na criminalidade e na violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário