terça-feira, 28 de julho de 2015

NA LUTA PELA CIDADANIA: AÇÕES MARCAM DIA DO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL



A Prefeitura de Rosário realizou na manhã desta terça feira(21), uma blitz de conscientização para combater o trabalho infantil na cidade, foi distribuído panfletos informativos, saquinhos para carros entre outros. De acordo com dados da equipe da Secretaria de Assistência Social, 630 crianças foram identificadas nessa situação.
Segundo os dados da Secretaria, o trabalho infantil se concentra principalmente nos povoados, onde os pais colocam os filhos na roça. Na sede as crianças trabalham em oficinas, lava jatos, feiras e como vendedores ambulantes.

A ação foi realizada pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social em parceria com as demais Secretarias municipais e contou com a participação do Bombeiro Mirim, fortalecimento de vinculo e o Centro de Referencia Especializada de Assistência Social (CREAS)

sexta-feira, 24 de julho de 2015

SEMANA DA SAÚDE VISUAL JÁ ATENDEU MAIS DE 400 EM ROSÁRIO


 
A Semana da Saúde Visual em Rosário está sendo um grande sucesso. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, até ontem (5ª feira – 23/07) já tinham sido atendidas 432 pessoas.

A ação da Semana da Saúde Visual é realizada pela ONG judaica B’nai Shalon Mashiach em diversas cidades do Brasil, oferecendo consultas e exames de vista gratuitos para a população. E em Rosário esse evento tem contato com um grande apoio da prefeitura municipal, que ofereceu toda estrutura necessária para que um grande número de pessoas fossem atendidas.

Moradores de Rosário comparecem em grande número
 na ação social apoiada pela Prefeitura 

Aqui em Rosário a Semana da Saúde Visual foi diferenciada, pois começou com um dia de antecedência. Já que no sábado, dia 18, estavam acontecendo as cirurgias do Mutirão da Catarata. Só nesse dia foram realizadas 32 cirurgias.

Para garantir o sucesso da Semana da Saúde Visual, a prefeitura se prontificou em fornecer as melhores condições para que os médicos da ONG pudessem trabalhar com segurança e tranquilidade. Além do espaço físico, a prefeitura também ofereceu funcionários da Secretaria Municipal de Saúde para organizar o atendimento inicial dos pacientes (preenchimento de fichas de cadastro, orientação especial para idosos, organização das filas...etc.).

A saúde visual dos moradores de Rosário tem tido uma atenção especial por parte da prefeitura. Todos os meses acontece uma triagem para as cirurgias de catarata. E recentemente a Secretária Municipal de Saúde fechou uma parceria com o estado para atendimento dos pacientes com glaucoma. Atendimento este que garante até a distribuição do colírio para o tratamento da doença.

terça-feira, 14 de julho de 2015

PREFEITA PARTICIPA DE ABAIXO ASSINADO PELO HOSPITAL


A prefeita Iralhi Linhares participou do abaixo assinado em favor da construção do Hospital Regional de 50 Leitos. A obra de construção do Hospital está parada, e recentemente o Governador Flávio Dino afirmou que pretende reiniciar o projeto, mas não deu nenhum prazo seguro para que a obra seja entregue.

O hospital é um grande anseio da população rosariense, e a prefeita tem feito de tudo para que a obra seja retomada.

PROJETO DE EDUCAÇÃO AJUDA NA RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS EM ROSÁRIO





Com incentivo ao trabalho a ao estudo, os apenados da Unidade Prisional de Rosário vêm conseguindo substituir o tempo ocioso por atividades produtivas e edificantes. Já são 47 por cento dos detentos se dedicando aos estudos ou a atividades práticas e artesanais. Tudo isso graças a nova política dos seus administradores que contam com o apoio decisivo de entidades como a Prefeitura de Rosário, que oferece uma estrutura de qualidade para que os detentos possam estudar.

O processo de ressocialização é uma das etapas mais importantes para a reintegração dos encarcerados à sociedade. Para isso é necessário investir em atividades produtivas que ofereçam, além de uma ocupação, uma maneira de melhorar a formação dos detentos. Na Unidade Prisional de Rosário, os apenados têm a oportunidade de participar de uma oficina de artesanato, de uma horta comunitária e também tem a chance de participar de cursos de educação básica promovidos pela Prefeitura de Rosário através da Secretaria Municipal de Educação.

Esse projeto importante de educação para ressocialização de apenados, já vem sendo executado desde o primeiro ano da atual administração municipal. E já formou cerca de 15 detentos, que receberam seus diplomas no final do ano de 2014.

O projeto de educação vai muito além de simplesmente oferecer espaço e tempo para que os detentos pratiquem uma atividade ocupacional, como acontece com a oficina de artesanato e a horta comunitária. A oficina de artesanato é uma iniciativa de um dos internos, e a horta conta basicamente com o apoio da comunidade. Já o projeto de educacional é bem mais que isso. A prefeitura investe realmente numa educação de qualidade e oferece uma estrutura que envolve professores treinados especialmente para esse tipo de pedagogia, carteiras escolares, e material didático.

Atualmente cerca de 17 detentos estão matriculados no EJA (Ensino de Jovens e Adultos). As aulas acontecem diariamente, de segunda a sexta, no horário da tarde. São oferecidas as disciplinas de Português, Matemática, Geografia e História, lecionadas por professores da Secretaria Municipal de Educação de Rosário.

O que está acontecendo atualmente na Unidade Prisional de Rosário mostra que o investimento no crescimento do ser humano enquanto pessoa é fundamental para resgatar as pessoas que hoje estão envolvidas na criminalidade e na violência.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Governo do Estado confirma construção do hospital regional em Rosário.




A prefeita Irlahi participou de uma reunião realizada na ultima quarta feira (01.07), com o Chefe de Gabinete da Casa Civil, Marcelo Tavares. Na ocasião a prefeita voltou a cobrar do governo do Estado a continuação das obras de construção do hospital de 50 leitos, que será muito importante para região. 

Segundo ochefe da Casa Civil Marcelo Tavares, após todos os tramites exigidos pelo BNDES a construção do hospital de 50 leitos será retomada.